1. O que é um e-Portefólio do aluno?
O Portefólio do aluno é considerado como um conjunto planeado e organizado de evidências que retratam o seu percurso escolar ao longo de um período de tempo.
Estes registos resultam de ações do aluno e podem ser apresentados em diferentes formatos (texto, imagem, som, vídeo, etc.) e, muito importante, devem ter sempre associada uma componente pessoal e reflexiva.
Quando estes materiais são apresentados em formato digital, recorrendo-se às potencialidades dos computadores em termos de armazenamento, relacionamento e atualização da informação, passamos a ter um portefólio digital ou e-Portefólio.
2. Para que serve o e-portefólio?
O e-Portefólio é mais um elemento de avaliação do teu progresso e servirá para:
- refletires e perceberes que tipo de trabalho desenvolveste,
- reconheceres as tuas dificuldades,
- identificares as situações em que aprendeste melhor;
- manifestares as tuas áreas de interesse;
- demonstrares como te auto avalias e criticas o teu trabalho.
3. Quais os princípios a que deve obedecer o e-Portefólio?
Os princípios a que o teu Portefólio digital deve obedecer são:
a) Deve ser criado no aplicativo Google slides.
b) Deve refletir a tua aprendizagem a Ciências naturais no ano letivo de 2018/19. Deste modo, como exemplo, podes incluir no teu e-Portefólio:
- reflexões sobre notícias, que devem ser resumidas, recolhidas na comunicação social, preferencialmente alusivas a temas em estudo nas aulas (referindo sempre a fonte da informação),
- sínteses de trabalhos realizados nas aulas ou em casa,
- experiências realizadas nas aulas práticas,
- relatos sobre visitas de estudo ou aulas de campo,
- glossário de termos científicos,
- sugestões de websites ou outras fontes informativas interessantes,
- reflexões sobre os seus resultados escolares no âmbito da disciplina.
Tudo o que fizeres, nas aulas ou fora delas, por obrigação ou por livre iniciativa, sozinho ou em colaboração com terceiros, é passível de ser selecionado e integrado no teu e-Portefólio, mas, como já foi referido, nem tudo deve ser incluído.
c) A recolha e seleção dos materiais a incluir no e-Portefólio não deve ser exaustiva nem sistemática.
d) A reflexão pessoal e a autoavaliação devem estar sempre associadas às evidências selecionadas para o e-Portefólio.
Deste modo, todo o material inserido no teu e-Portefólio deve ser acompanhado de um comentário onde justificas a tua escolha.
O teu comentário pode responder a uma ou a várias destas perguntas:
- De que modo é que a tarefa/trabalho te ajudou a aprender alguma coisa?
- O que aprendeste a partir desta tarefa/trabalho?
- Terias feito algo diferente se tivesses mais tempo?
- Como vês a qualidade da tarefa/trabalho realizado?
Podes justificar porque escolheste colocar determinado trabalho no teu e-Portefólio desenvolvendo, por exemplo, as seguintes ideias:
- “Escolhi este trabalho porque...”
- “Este trabalho enriquece o meu e-Portefólio porque...”
- “O meu e-Portefólio revela um progresso porque...”
4. O que é avaliado no e-Portefólio?
Os e-Portefólios são uma tarefa de aprendizagem de carácter formativo e a sua avaliação, no domínio Comunicação e Interação, atenderá:
- À seleção dos trabalhos,
- À reflexão que fazes sobre as tarefas/trabalhos,
- À evolução ao longo do ano.
O e-Portefólio é um processo colaborativo, por este motivo, acede aos e-Portefólios dos teus colegas (apenas a partir do segundo período) e dá a tua opinião sobre o que o(s) teu(s) colega(s) está(ão) a fazer.