Aprendizagens Essenciais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS

  • Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
  • Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.
  • Construir modelos que permitam a representação e o estudo de estruturas, de sistemas e das suas transformações.
  • Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.
  • Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.
  • Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com a CTSA.
  • Articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais.

Tema
TERRA - UM PLANETA COM VIDA

Vida na Terra
1.1.1 Condições da Terra que permitiram a vida
1.1.2 Evolução da atmosfera da Terra
Manual | pág. 8 à 21
  • Explicar as principais condições da Terra que permitiram o desenvolvimento e a manutenção da vida, articulando com saberes de outras disciplinas (ex.: Ciências Físico-Químicas).
  • Interpretar gráficos da evolução da temperatura e do dióxido de carbono atmosférico ao longo do tempo geológico. 
  • Relacionar a influência dos seres vivos com a evolução da atmosfera terrestre e o efeito de estufa na Terra.
Subsistemas da Terra
Manual | pág. 22 à 28
  • Distinguir o sistema Terra dos seus subsistemas, identificando as potencialidades dos mesmos na geração da vida na Terra. 
  • Analisar criticamente o papel das rochas e do solo na existência de vida no meio terrestre e dos subsistemas na manutenção da vida. 
Diversidade celular
1.3.1 A célula
1.3.2 Níveis de organização biológica
Manual | pág. 30 à 48
  • Distinguir células eucarióticas de células procarióticas em observações microscópicas.
  • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando os principais constituintes das células eucarióticas. 
  • Distinguir os níveis de organização biológica dos seres vivos e dos ecossistemas.
Tema
SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Ecossistemas
2.1.1 Organização e dinâmica dos ecossistemas
Manual | pág. 52 à 85
  • Distinguir os níveis de organização biológica dos seres vivos e dos ecossistemas.
  • Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
  • Relacionar os fatores abióticos - luz, água, solo, temperatura – com a sua influência nos ecossistemas, apresentando exemplos de adaptações dos seres vivos a esses fatores e articulando com saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia).
  • Interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola.
  • Distinguir interações intraespecíficas de interações interespecíficas e explicitar diferentes tipos de relações bióticas. 
  • Interpretar informação relativa a dinâmicas populacionais decorrentes de relações bióticas, avaliando as suas consequências nos ecossistemas.
2.1.2 Fluxo de energia e ciclos de matéria
Manual | pág. 86 à 103
  • Sistematizar cadeias tróficas de ambientes aquáticos e terrestres predominantes na região envolvente da escola, indicando formas de transferência de energia. 
  • Interpretar cadeias tróficas, partindo de diferentes exemplos de teias alimentares. 
  • Analisar criticamente exemplos de impactes da ação humana que condicionem as teias alimentares, discutindo medidas de minimização dos mesmos nos ecossistemas.
  • Explicar o modo como as atividades dos seres vivos (alimentação, respiração, fotossíntese) interferem nos ciclos de matéria e promovem a sua reciclagem nos ecossistemas. 
  • Interpretar as principais fases dos ciclos da água, do carbono e do oxigénio, com base em informação diversificada (notícias, esquemas, gráficos, imagens) e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia e Ciências Físico-Químicas).
  • Analisar criticamente exemplos teoricamente enquadrados acerca do modo como a ação humana pode interferir nos ciclos de matéria e afetar os ecossistemas.
  • Caracterizar as fases de uma sucessão ecológica em documentos diversificados sobre sucessões ecológicas primárias e secundárias.
2.1.3 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas e medidas de conservação
Manual | pág. 104 à 149
  • Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável.
  • Distinguir catástrofes de origem natural de catástrofe de origem antrópica, identificando as causas das principais catástrofes de origem antrópica e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia). 
  • Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas.
  • Interpretar a influência de alguns agentes poluentes nos ecossistemas, partindo de problemáticas locais ou regionais e analisando criticamente os resultados obtidos. 
  • Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular.
  • Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular.
  • Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação.
Gestão sustentável dos resíduos
2.2.1 Recursos naturais
Manual | pág. 150 à 181
  • Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos e recursos renováveis de recursos não renováveis.
  • Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
  • Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
2.2.2 Ordenamento e gestão do território
Manual | pág. 182 à 199
  • Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza. Sistematizar informação relativa a Áreas Protegidas em Portugal e no mundo, explicitando medidas de proteção e de conservação das mesmas.
  • Identificar algumas associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza existentes em Portugal. 
2.2.3 Gestão sustentável dos resíduos
Manual | pág. 200 à 223
  • Explicar a importância da recolha, do tratamento e da gestão sustentável de resíduos e propor medidas de redução de riscos e de minimização de danos na contaminação da água procedente da ação humana. 
  • Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável. 
2.2.4 Benefícios e riscos das inovações científicas e tecnológicas
Manual | pág. 224 à 246
  • Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas.